LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ANO - VAMOS ESTUDAR PARA O PAEBES?
(PARA ACESSAR OS EXERCÍCIOS DE CADA DESCRITOR, BASTA CLICAR NO NÚMERO DE CADA UM DELES)
MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ANO - PAEBES
I - Procedimentos de Leitura
D01 - Localizar informações explícitas em um texto.
D03 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D04 - Inferir uma informação implícita em um texto.
D06 - Identificar o tema de um texto.
D14 - Distinguir fato da opinião relativa a esse fato
II - Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão de textos
D05 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D23 - Identificar o gênero de textos variados.
D12 - Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes.
III - Relação entre textos
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
IV – Coerência e coesão no processamento de textos
D02 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D07 - Identificar a tese de um texto.
D08 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D09 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10 - Identificar o conflito gerador de enredo e os elementos que constroem uma narrativa.
D11 - Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos.
D22 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos.
VI – Variação linguística
D13 - Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
SIMULADO 01
SIMULADO 02
SIMULADO 03
MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ANO - PAEBES
D01 - Localizar informações explícitas em um texto.
D03 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D04 - Inferir uma informação implícita em um texto.
D06 - Identificar o tema de um texto.
D14 - Distinguir fato da opinião relativa a esse fato
II - Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão de textos
D05 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D23 - Identificar o gênero de textos variados.
D12 - Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes.
III - Relação entre textos
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
IV – Coerência e coesão no processamento de textos
D02 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D07 - Identificar a tese de um texto.
D08 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D09 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10 - Identificar o conflito gerador de enredo e os elementos que constroem uma narrativa.
D11 - Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos.
D22 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos.
VI – Variação linguística
D13 - Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
SIMULADO 01
SIMULADO 02
SIMULADO 03
Comentários
Postar um comentário