Atividades de Leitura - Estudo Dirigido sobre o artigo científico sobre agricultura e plantio de café.

No Pé do Café: saiba tudo sobre pulverização - Tudo EP

De acordo com o texto, responda:

    1. Quais foram os principais impactos socioambientais da cafeicultura intensiva em agroquímicos mencionados no artigo? Como esses impactos afetaram as regiões produtoras de café no Sul de Minas?
     
    2. Segundo o artigo, qual é a definição de sistema convencional de produção na cafeicultura? E qual a diferença em relação ao sistema orgânico e agroflorestal?
     
    3. O que significa dizer que a cafeicultura no Brasil é caracterizada pelo monocultivo a pleno sol? Como essa prática contrasta com outros países produtores de café mencionados no texto?
     
    4. Quais foram os fatores que contribuíram para a expansão das lavouras cafeeiras no Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e oeste paulista, conforme descrito no artigo?
     
    5. Explique a importância do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas, realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras e outras instituições. Como esse concurso contribui para incentivar os produtores a melhorar a qualidade do café e como os resultados são evidenciados no mercado?
     
    6. O que motivou a expansão das lavouras cafeeiras para regiões como o Vale do Paraíba e oeste paulista? Como essas áreas foram transformadas em extensos cafezais?
     
    7. Descreva as consequências da crise de superprodução de café em 1929 e como o governo brasileiro lidou com essa situação. Quais foram os efeitos econômicos dessa crise para o país?


Texto: LOPES, Paulo Rogério et al. Uma análise das consequências da agricultura convencional e das opções de modelos sustentáveis de produção – agricultura orgânica e agroflorestal. In: REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão, Araraquara, v. 8, n. 1 e 2, 2014.

Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/redd/article/view/6912/5605

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