Estudo Dirigido - Projeto de Linguagens - Questões para Sorteio.

 


1.  Analisando o gênero do texto, identifique elementos que caracterizam sua natureza expositiva-argumentativa. Como esses elementos contribuem para o desenvolvimento da tese principal?

 

2.    Considerando a finalidade do texto, discuta como a apresentação histórica da cafeicultura no Brasil serve para fundamentar os argumentos sobre seus impactos socioambientais e econômicos.

 

3.      Refletindo sobre o assunto central do texto, de que maneira a transição da cafeicultura convencional para modelos mais sustentáveis é apresentada como uma solução para os problemas identificados? Aponte evidências no texto que sustentem essa transição.

 

4.      A partir da relação entre a tese e os argumentos oferecidos, como o autor utiliza dados históricos e estatísticos para reforçar a necessidade de mudanças na prática da cafeicultura no Brasil?

 

5.      Explorando o conceito de monocultura e seus efeitos, identifique no texto os argumentos que demonstram as consequências desse modelo para a biodiversidade. Como essas informações ajudam a compreender a tese do autor?

 

6.      Considerando as práticas de cafeicultura orgânica e agroflorestal mencionadas no texto, analise como esses sistemas são propostos como alternativas viáveis. Que argumentos o texto apresenta para validar essa proposição?

 

7.      No contexto da cafeicultura brasileira, como o texto relaciona a história de expansão e desenvolvimento do café à questão da sustentabilidade atual? Identifique passagens que ilustrem essa conexão.

 

8.      Discuta como o texto utiliza o estudo de caso da região de Machado/MG para exemplificar os impactos da expansão da cafeicultura. Quais são os principais argumentos utilizados para destacar a relevância desse exemplo?

 

9.      Analise como a evolução da legislação trabalhista e as mudanças sociais no Brasil influenciaram a mão-de-obra na cafeicultura, segundo o texto. Que argumentos são usados para conectar essas mudanças às práticas atuais de cultivo?

 

10. Avalie a discussão sobre a crise de 1929 e suas repercussões na cafeicultura brasileira presente no texto. Como os autores relacionam esse evento histórico às transformações subsequentes no setor?

 

11. Explique como o texto estabelece uma relação entre o aumento do consumo de café e a necessidade de práticas de cultivo mais sustentáveis. Quais são os principais argumentos e evidências usados para apoiar essa conexão?

 

12. Considerando as tendências atuais na produção de café, como o texto argumenta a favor da inovação e da diversificação das práticas de cultivo? Identifique as passagens que evidenciam essa argumentação.

 

13. Avalie a abordagem do texto sobre o impacto da modernização da agricultura nas comunidades rurais e no êxodo rural. Como essas informações reforçam a tese principal?

 

14. Diante dos desafios apresentados pelo texto para a cafeicultura contemporânea, como a proposta de transição agroecológica é justificada? Aponte os argumentos que destacam seus benefícios econômicos e ambientais.

 

15. Reflita sobre a importância da preservação ambiental na produção de café, conforme discutido no texto. Como os argumentos apresentados apoiam a ideia de que a sustentabilidade é fundamental para o futuro da cafeicultura?

 

16. Como a história da cafeicultura no Brasil se relaciona com o desenvolvimento socioeconômico do país, segundo o texto?

 

17. De que maneira o texto ilustra o impacto ambiental resultante da expansão da cafeicultura no Brasil, especificamente em relação à Mata Atlântica e ao Cerrado?

 

18. Discuta a diferença entre o modelo convencional de produção de café e os sistemas orgânico e agroflorestal, conforme descrito no texto. Como cada um impacta socioambientalmente?

 

19. Qual o papel da cafeicultura orgânica no Brasil, conforme apresentado no texto, e seu potencial para conservação da biodiversidade e geração de renda?

 

20. Baseado no texto, como a transição para a cafeicultura agroecológica pode contribuir para uma produção de café mais sustentável no Brasil?

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